Loading...

Esquizofrenia

Sintomas

A esquizofrenia é caraterizada por um conjunto de sintomas, entre os quais as alterações do pensamento lógico, alucinações (sobretudo auditivas), delírios (ideias sem lógica, geralmente de que está sendo perseguido ou de que querem fazer mal) e embotamento emocional com perda de contato com a realidade.

A esquizofrenia acomete cerca de 1% da população e manifesta-se geralmente entre os 15 e os 25 anos. Acomete tanto homens como nas mulheres, podendo, mais raramente, ocorrer na infância ou na meia-idade.

Os sintomas da esquizofrenia podem ser divididos em positivos e negativos:

Sintomas positivos

Os sintomas positivos da esquizofrenia são mais frequentes na fase inicial da doença e são vistas como ‘muito fora’ da realidade. Os sintomas positivos são os delírios ideias delirantes e pensamentos irreais, como, por exemplo, achar estar sendo perseguido por vizinhos, familiares ou estranhos. As alucinações também são sintomas positivos da esquizofrenia e são percepções irreais, geralmente auditivas. Na esquizofrenia podemos observar também discurso desorganizado, formação de frases sem sentido, alterações do comportamento, ansiedade, impulsos, agressividade.

Sintomas negativos

Os sintomas negativos correspondem à perda ou diminuição das habilidades mentais, com queda da afetividade, do repertório de pensamento, da capacidade de trabalho e estudo, por falta de iniciativa. Os sintomas não se manifestam em todas as pessoas com esquizofrenia, podendo algumas serem mais afetadas que outras, sendo que em alguns casos se consegue conciliar uma vida normal.

Tratamento

O uso de medicações é a parte central do tratamento da esquizofrenia e proporciona importante alívio dos sintomas. Algumas pessoas com esquizofrenia irão se beneficiar de terapia, mas somente um profissional especializado (psiquiatra) poderá avaliar o melhor tratamento para cada paciente.

Pergunte ao Doutor

Preencha os campos abaixo e receba o primeiro atendimento.

CONSULTÓRIO

Rua Joaquim Floriano, 243 - Sala 14 Itaim Bibi | São Paulo

Contato