Loading...

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Sintomas

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um problema em que o indivíduo apresenta obsessões e compulsões, ou seja, apresenta de ideias e/ou comportamentos que podem parecer absurdas ou ridículas para a própria pessoa, mas são incontroláveis, repetitivas e persistentes. A pessoa tem pensamentos desagradáveis, mas tem dificuldade de afastar de sua mente e podem acabar aliviando isso com as “manias”.

O TOC acomete cerca de 3% da população. Os sintomas geralmente iniciam na adolescência ou início da vida adulta acometendo tanto homens como mulheres.

As pessoas com TOC escondem os sintomas de amigos e familiares, tanto por vergonha quanto por terem noção do absurdo desses pensamentos.

Frequentemente as pessoas com TOC são motivo de piadas de outras pessoas.

Muitos desconhecem que esses problemas faz parte de um quadro tratável com medicamentos específicos e psicoterapia.

O que é obsessão?

São pensamentos, ideias ou imagens que surgem na cabeça da pessoa sem que ela queira. São recorrentes e incontroláveis, mas muitas vezes a pessoa sabe que são absurdas e não condizem com a realidade, mas que geram ansiedade ou desconforto à pessoa.

O que é compulsão?

Compulsão é um comportamento consciente e repetitivo, como contar, verificar ou evitar um pensamento que serve para anular e aliviar uma obsessão.

Exemplos de compulsão: o ato de lavar as mãos ou tomar banho repetidamente, conferir repetidamente alguma coisa.

Tratamento

O tratamento deve ser individualizado, dependendo das características e da gravidade dos sintomas do paciente.

Pergunte ao Doutor

Preencha os campos abaixo e receba o primeiro atendimento.

CONSULTÓRIO

Rua Joaquim Floriano, 243 - Sala 14 Itaim Bibi | São Paulo

Contato