A Organização Mundial da Saúde (OMS), agência especializada em saúde e subordinada a Organização das Nações Unidas (ONU), revelou o alarmante fato de que a Depressão é a principal causa de incapacitação no mundo, superando outras patologias como câncer, doenças degenerativas e sequelas de acidentes.
A depressão é um transtorno frequente e se estima que cerca de 350 milhões de pessoas sofram de depressão em todo mundo.
Os impactos causados pela depressão são diversos e atingem diversas áreas da vida, prejudicando as funções no trabalho, nos estudos, além de atingirem diretamente o meio familiar e social. Em casos mais graves, a depressão pode levar ao suicídio. Anualmente cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio, sendo a segunda principal causa de morte em pessoas entre 15 e 29 anos.
Atualmente existem métodos eficazes para o tratamento da depressão, mas apesar disso, uma pequena parcela de pessoas afetadas recebe o tratamento correto. Dentre as possíveis explicações para isso, temos a falta de recursos, o estigma social que os transtornos mentais têm na população e a falta de profissionais capacitados para oferecer os tratamentos mais avançados.
Tais dificuldades para o alcance a bons tratamentos levaram a um aumento de cause 20% dos casos de depressão nos últimos 10 anos.
Como forma de tentar corrigir esse grave problema de saúde, a OMS considerou a depressão como prioridade, reservando o dia Mundial da Saúde de 2017 para tratar desse tema.
Fonte:
Depressão é tema de campanha da OMS para Dia Mundial da Saúde de 2017