Loading...

Depressão: Maior causa de incapacitação do mundo segundo a OMS.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), agência especializada em saúde e subordinada a Organização das Nações Unidas (ONU), revelou o alarmante fato de que a Depressão é a principal causa de incapacitação no mundo, superando outras patologias como câncer, doenças degenerativas e sequelas de acidentes.

A depressão é um transtorno frequente e se estima que cerca de 350 milhões de pessoas sofram de depressão em todo mundo.

Os impactos causados pela depressão são diversos e atingem diversas áreas da vida, prejudicando as funções no trabalho, nos estudos, além de atingirem diretamente o meio familiar e social. Em casos mais graves, a depressão pode levar ao suicídio. Anualmente cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio, sendo a segunda principal causa de morte em pessoas entre 15 e 29 anos.

Atualmente existem métodos eficazes para o tratamento da depressão, mas apesar disso, uma pequena parcela de pessoas afetadas recebe o tratamento correto. Dentre as possíveis explicações para isso, temos a falta de recursos, o estigma social que os transtornos mentais têm na população e a falta de profissionais capacitados para oferecer os tratamentos mais avançados.

Tais dificuldades para o alcance a bons tratamentos levaram a um aumento de cause 20% dos casos de depressão nos últimos 10 anos.

Como forma de tentar corrigir esse grave problema de saúde, a OMS considerou a depressão como prioridade, reservando o dia Mundial da Saúde de 2017 para tratar desse tema.

Fonte:

Depressão é tema de campanha da OMS para Dia Mundial da Saúde de 2017

Pergunte ao Doutor

Preencha os campos abaixo e receba o primeiro atendimento.

CONSULTÓRIO

Rua Joaquim Floriano, 243 - Sala 14 Itaim Bibi | São Paulo

Contato